Tristeza, depressão e ansiedade

👉 Tristeza, depressão e ansiedade são sintomas que acompanham nossas vidas e o nosso trabalho como psicoterapeuta.
📌 A tristeza, em minha prática, está vinculada a uma perda esperada ou não, a uma preocupação ou situação nova de vida, a qual é possível enfrentar sem mudar a dinâmica de vida. O humor fica triste e/ou ansioso por um período. Um bom apoio psicológico e familiar favorece a remissão do sintoma.
📌 Na depressão, observamos que do humor do indivíduo fica muito prejudicado, podendo o mesmo estar bem desmotivado e ou acelerado, apresentando dificuldades para enfrentar a rotina diária. No entanto, estes sintomas variam de indivíduo para indivíduo. O mesmo pode ter insônia ou sonolência a ponto de não querer se levantar, sociabilizar, o trabalho e os estudos apresentam prejuízos. A depressão tem várias categorias diagnósticas avaliadas pelo profissional, pois cada caso apresenta sintomas variados. A avaliação psiquiátrica favorece o trabalho psicoterapêutico, bem como, a remissão dos sintomas.
📌 A ansiedade pode ser apenas um sinal de alerta que nos mobiliza pelo risco real ou imaginário que estamos passando. A intensidade dos sentimentos é representada pelos prejuízos em nossa vida que a ansiedade nos trás. Sintomas físicos e o desenvolvimento de doenças podem ser desencadeados, problemas cognitivos, distorções perceptivas podem prejudicar nossa interação social, relações com colegas de escola, trabalho e vínculos afetivos. A ansiedade também tem várias categorias diagnósticas e, como a depressão, precisa ser avaliada e tratada para que o indivíduo possa viver com mais tranquilidade.
Tens alguma dúvida? Podes perguntar!