Psicóloga Maria Alice Salles | Teoria Bioniana
348890
post-template-default,single,single-post,postid-348890,single-format-standard,eltd-cpt-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,moose-ver-1.1, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,fade_push_text_right,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2,vc_responsive

Teoria Bioniana

A indicação para o fim de semana e para a vida são duas obras para quem se interessa em saber mais sobre a Teoria Bioniana. Estes dois livros: “No entanto, pensando melhor…” e “Aprender da Experiência” apresentam as principais contribuições de Bion para a teoria psicanalítica de forma didática, favorecendo nossa prática clínica.

Mas quem é Wilfred Ruprecht Bion?
Wilfred é um psicanalista inglês que viveu até os 8 anos na Índia por causa do trabalho de seu pai. Com essa idade, seus pais o colocaram em um colégio interno na Inglaterra com o objetivo de prezar pela melhor educação do seu filho.

Em 1915, terminou sua educação básica e, no mesmo ano, passou a servir na Primeira Guerra Mundial, serviço que durou três anos. Logo após, cursou Medicina em Londres e trabalhou como médico na Segunda Guerra Mundial, onde iniciou sua observação sobre o comportamento humano em grupos. Analisou-se com Freud, com Melanie Klien e outros psicanalistas.

Em 1967, Bion foi convidado para trabalhar na Califórnia e aceitou morar nos EUA. Em 1974 e 1975 esteve no Brasil a convite de eventos psicanalíticos e em 1979 voltou a morar na Inglaterra.

Seu projeto era voltar à Índia e desenvolver um trabalho com um grupo psicanalítico, porém faleceu em 1979.



× Como posso te ajudar?