Laços afetivos na infância

Os laços afetivos da infância são a base para a saúde mental. A forma de apego seguro desenvolvida e a estabilidade familiar são os maiores facilitadores para o desenvolvimento mental seguir de forma contínua e saudável
Muitas crianças passam a maior parte do dia na creche, pré-escola ou escola. Sabemos que faz parte da necessidade da família, mas fica a pergunta: a criança gosta da escola? Os pais e/ou quem cria a criança (como avós e ou parentes) sentem segurança na escola? Quem cria a criança vai nas festinhas que a creche promove e/ou solicita que algum parente se faça presente? Quem cria a criança conhece o professor ou professores? Quando a família tem segurança em quem esta cuidando do filho, favorece a segurança do infante.
O afeto é desenvolvido pela constância, pela segurança, pela presença que leva ao apego seguro. Tais cuidados são facilitadores para o desenvolvimento da segurança básica: os pais aos finais de semana procuram fazer um programa de acordo com a faixa etária do seu filho e participam? Vem um filme na TV juntos? Brincam juntos? Comem juntos à mesa? Tem tolerância para ensinar? São comportamentos que intensificam os laços afetivos.
A criança armazena em sua memória situações que vivenciou ao longo de seu desenvolvimento. Quanto mais amparo adequado tiver melhor será o desenvolvimento de suas emoções no decorrer da infância, adolescência e idade adulta.
Você costuma ter momentos de lazer junto à sua família? O que vocês mais gostam de fazer juntos?