Psicóloga Maria Alice Salles | Dia do Professor – Como surgiu?
348813
post-template-default,single,single-post,postid-348813,single-format-standard,eltd-cpt-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,moose-ver-1.1, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,fade_push_text_right,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2,vc_responsive

Dia do Professor – Como surgiu?

✨ Considero o feriado do dia 15 de novembro, o mais merecido de todos os nossos feriados. Na minha prática clínica, muitas vezes, quando falamos sobre a escola muitos pacientes referem o nome de seus professores como referência positiva e algumas vezes a maior referência de suas vidas. A Escola muitas vezes é a rotina mais certa da vida de um indivíduo. Gratidão!

🗓 No dia 15 de outubro de 1827 Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, ensino fundamental, no qual “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.
📜 Esse decreto falava basicamente da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas a aprender e sobre como os professores deveriam ser contratados.
⏳Há 194 anos foi escolhido esta data em homenagem a educadora Santa Teresa de Ávila.
👨🏻‍🏫 Professor paulista chamado Samuel Becker liderou a proposta de determinar feriado o dia 15, assim foi estipulado pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. Há 58 anos temos a data como feriado.

#diadoprofessor



× Como posso te ajudar?