Como está seu sono?

😴Como está o seu sono?
👉Sabia que o sono é um termômetro das nossas emoções? Quando estamos conhecendo um paciente, uma das principais perguntas que devemos fazer é: Como está o seu sono?
✨A maneira como estamos vivenciando nosso dia a dia impacta na hora de dormir. O sono pressupõe um estado de relaxamento impossível à mente que não desliga. O corpo pode estar cansado, mas a mente está agitada. A consolidação da memória, a recuperação física, o repouso da mente acontece na fase de sono REM, uma fase essencial para a recuperação da energia física e mental
.
🧒👵Crianças, adolescentes, adultos e idosos referem problemas com o sono como insônia. A má qualidade do sono está relacionada a um aumento no prejuízo do desempenho emocional e cognitivo.
🛏️A insônia é caracterizada por uma destas dificuldades: iniciar, manter ou consolidar um sono reparador em torno de 7 e 8 horas. A pessoa ao sair da cama não se sente descansada, o que pode levar, durante o dia, alguns destes sintomas comportamentais: sonolência, cansaço, mau humor, desmotivação, falta de concentração e irritabilidade.
A insônia pode ser transitória ou persistente. Com duração de mais ou menos um mês já consideramos um sintoma e devemos estar atentos, pois distúrbios emocionais podem estar se estabelecendo.
👩⚕️Na clínica observo alguns sintomas que atrapalham o sono: ansiedade de separação da criança, adolescentes e adultos com a “higiene do sono não realizada”, apneia do sono, problemas respiratórios, síndrome das pernas inquietas, bruxismo, uso de álcool e maconha para relaxar.
👉Algumas orientações são básicas para quem está sofrendo de insônia. Procure apoio psicológico ao iniciar os sintomas de ansiedade ou tristeza. Cuide do peso: obesidade, inapetência e sedentarismo, pois eles atrapalham uma noite de sono. O consumo de álcool e drogas favorecem apenas o sono inicial, mas não a constância do mesmo, ou seja, não permite o sono reparador e, portanto, deve ser evitado.
Já com os idosos o caso pode ser diferente, pois os mesmos possuem o sono mais fragmentado. Aparece queixa de insônia, mas na realidade dormem durante o dia e assim falta sono para a
noite.
Tens alguma dúvida?