BURNOUT: você sabia que é uma doença ocupacional?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a partir de 1 de janeiro de 2022 a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (conhecida como CID 11) incluirá em sua lista a Síndrome de Burnout: estresse ocupacional crônico de trabalho 😵💫
O Burnout é uma doença da saúde mental causada pelo estresse dentro do contexto de trabalho. São excessos na forma de trabalhar, um estado de exaustão: muitas horas do dia dedicadas ao trabalho, aumento da carga sem recompensas, prazos de entrega não factíveis, chefes abusivos, insegurança quanto a estabilidade no emprego, eficácia profissional reduzida. Fatores que geram, muitas vezes, prejuízo na saúde: falta de tempo para o autocuidado, sociabilidade prejudicada, irritabilidade, insônia, ansiedade, depressão e etc. Os familiares e colegas mais próximos são os principais observadores do esgotamento do indivíduo e, muitas vezes, fazem o alerta à pessoa.
A classificação da OMS favorece o indivíduo, pois a empresa é que será responsabilizada pelo esgotamento do funcionário. A partir do laudo médico, do histórico profissional, uma avaliação do ambiente de trabalho e relatos de testemunhas serão provas de degradação emocional e fatores causadores da síndrome.
Acreditamos que com a possível responsabilização das empresas em processos trabalhistas haverá um aumento do alerta aos ambientes de trabalho favorecendo o cuidado com a saúde mental de seus funcionários.
O esgotamento é tratado ou evitado a partir do cuidado com a rotina de trabalho: ter horário compatível com a carga horária determinada legalmente, horas extras menos necessárias, horário adequado para se alimentar, remuneração compatível, férias dentro do prazo lega, dormir bem, férias e lazer são facilitadores para não chegar ao estado de exaustão. A pandemia favoreceu muito tais sintomas, por isso a busca de um apoio psicológico pode ajudar a enfrentá-los melhor, em busca da saúde mental.
Conhece alguém que está sofrendo de Burnout? Compartilhe.