Bullying – como evitar?

📌 O bullying não é representado por uma única queixa de um dia, um fato não recorrente, ele precisa ser repetitivo.
📚 Na minha prática clínica o ambiente escolar é o primeiro a ser referido em relatos de bullying, após a família e grupos dos mais diversos incluindo atualmente a interação online.
👨👩👦👦 Os pais da criança ou adolescente precisam identificar-se com a escola para favorecer a aprendizagem, o respeito aos limites, bem como a segurança emocional.
🙇 A timidez, insegurança, problemas de aprendizagem, falta de limites favorecem o Bullying, o qual também pode ser demostrado por brigas como forma de se proteger.
👉 Caso os pais observem um destes comportamentos: o filho não tem sociabilidade, demonstra irritabilidade ao falar da Escola, não tem nenhum interesse por ela, tem muita dificuldade de aprendizagem, apresenta tristeza, agressividade em casa inclusive, devem ir à Escola e conversar a respeito, pois pode estar ocorrendo bullying e juntos podem buscar alternativas. No momento que o bullying for vinculado a queixa a outro ambiente: família, grupos e internet, iniciar um atendimento psicológico pode ser necessário.
💻 O uso da internet e as aulas online precisam ser observadas, acompanhadas de alguma forma, para evitar o cyberbullying.
🤵👩💼Na vida adulta, conflitos relacionados ao bullying podem trazer prejuízos evolutivos e os alunos que praticavam ações intimidadoras e agressivas têm a probabilidade de se tornarem adultos violentos ou sem limites ao ponto de se estabelecer uma personalidade antissocial. Quem pratica o bullying também está pedindo ajuda!
Bullying – bully ( inglês )
Substantivo: valentão, tirano
Verbo: brutalizar, tiranizar, amedrontar
Formas: verbal, física, psicológica e como cyberbullying
Situações: apelidar, ofender, difamar, excluir, agredir, ferir, roubar, amedrontar, “humilhações frequentes no cotidiano”.
( no feed anterior escrevi sobre a origem do Bullying )
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