Bullying – algumas curiosidades

📌 O estudo sobre o bullying tem origem na Noruega, na década de 70, pelo psicólogo Dan Olweus, a partir da observação de alunos que intimidavam e agrediam pessoas tanto verbal quanto fisicamente: bullies (valentões).
👉 O Bullying pode ocorrer em qualquer ambiente onde exista o contato interpessoal.
👩🏼💼 Como psicóloga reforço o papel da família como forma de prevenção ao Bullying. Ser próximo, disponível ao filho permite que ele possa comentar algo com os pais sobre o seu desconforto ou os pais observarem, perceberem seus sentimentos em relação ao ensino, aos colegas e aos grupos.
📚 A escola também é uma referência aos alunos no momento em que observa comportamentos inadequados tanto dos alunos quanto de suas famílias, sendo que o bullying também pode estar ocorrendo dentro de casa: pais intimidadores, irmãos agressivos, uso da internet com pessoas ameaçadoras.
👨👩👦👦 O ambiente familiar e a primeira interação social a qual vivenciamos. “Sempre” que o filho fizer uma queixa “recorrente” em relação à Escola ou ao grupo que esta pertencendo (esportes, grupos de aulas das mais diversas, internet ) os pais devem valorizar e marcar uma reunião com o professor, coordenador ou SOE para esclarecerem a situação e juntos buscarem soluções. No momento que for no ambiente familiar também devem tomar uma providência e a psicoterapia individual ou familiar pode ser uma alternativa.
📚 Bullying – bully ( inglês )
Substantivo: valentão, tirano
Verbo: brutalizar, tiranizar, amedrontar
Formas: verbal, física, psicológica e como cyberbullying
Situações: apelidar, ofender, difamar, excluir, agredir, ferir, roubar, amedrontar, “humilhações frequentes no cotidiano”.
📌 Próximo post irei escrever sobre: Bullying tem como evitar?