A Empresa e o Funcionário: A Propósito de uma Consultoria

Toda empresa procura um funcionário disposto a se envolver e comprometer-se com a missão, bem como com sua bandeira. Há profissionais muito bons: inteligentes, capazes, competentes, mas infelizmente despreparados para comprometer-se. Nenhuma empresa contrata um profissional pensando em perdê-lo, mas sim, pensando em investir nele. As atitudes indicativas de desapego profissional são comprometedoras e, quando aparecem durante uma entrevista de emprego podem, inclusive, custar a oportunidade de trabalho do candidato. Desapego chamamos de pessoas que priorizam seu horário de trabalho vinculado a entrada e saída em horários rígidos, sem ter flexibilidade, sem ter espirito de equipe de time.
Atualmente pessoas e empresas bem sucedidas são aquelas que buscam informações e as traduzem em conhecimento. Seja qual for a profissão, nunca se valorizou tanto quem sabe analisar, planejar, agir e, acima de tudo, demonstrar criatividade. O novo profissional, aquele de sucesso, busca crescer, não espera que as oportunidades apareçam, ele as cria ou sabe ver quando elas estão próximas e igualmente sabe entender o que são as ameaças e busca atuar de forma a amenizar seu impacto.
As competências e habilidades técnicas são o mínimo exigido e não chegam a diferenciar os profissionais de forma mais relevante. A diferença entre profissionais comuns e aqueles que realmente fazem a diferença são vinculados a sua capacidade de ver o que a maioria não enxerga, é sua capacidade de autoconstruir-se e não simplesmente reclamar e esperar que outros lhe ajudem. Assim, constroem seu caminho, contornando as dificuldades, adaptando sua forma de agir e de pensar, mas sem nunca perder de vista seus objetivos, seus sonhos e sua capacidade de lutar pelo que acredita.
O profissional que faz a diferença não espera que o motivem, que entendam suas dificuldades da vida particular, antes de qualquer coisa acreditam em sua força interior, em sua capacidade de fazer a diferença ao ponto de o Time sentir sua falta. São pessoas que têm opiniões próprias, que não desistem facilmente, que não são acomodadas e assumem riscos e desafios com certa segurança. Esse tipo de profissional aprende continuamente, busca ser líder sem ser individualista, se faz respeitar sem precisar dominar, partilha seu conhecimento e suas experiências, tem prazer naquilo que faz e, principalmente, compromete-se com resultados. O profissional comprometido tem ambição, ética, presença de espírito, busca vencer por suas próprias mãos. Não precisa ser grosseiro ou autoritário para obter respeito ou admiração, não precisa dizer a ninguém, o quanto ele é bom, se realmente for, o reconhecimento vem naturalmente. A avaliação de desempenho lhe chega como oportunidade e não somente como ameaça.
Os dias atuais de extrema mudança tecnológica e competitividade exigem que as empresas tenham clareza sobre seus objetivos e estes só podem ser alcançados a partir do envolvimento e comprometimento de seus profissionais. Por isso a seleção profissional e acompanhamento do RH da empresa se torna tão importante.
Há pessoas que não se envolvem, não se comprometem têm a ideia falsa e errônea de que, não se envolvendo e não se comprometendo, ficarão isentas de problemas. As pessoas de sucesso são aquelas que não têm medo de assumir compromissos e entendem que o sucesso exige coragem e empenho. A diferença fundamental entre ganhadores e perdedores está na medida do comprometimento, do envolvimento, da participação e da capacidade de fazer e empreender.
Infelizmente alguns funcionários procuram maneiras de fazer seu trabalho com o menor comprometimento. Ficam o tempo todo olhando para o relógio pensando no final do expediente, usam o local de trabalho para pesquisar na internet seus interesses no horário do expediente. A falta de motivação com o trabalho e ou com a vida produtiva e laborativa não é o suficientemente investida e assim o tempo na organização pode ser curto. O tempo atual é dos proativos. São funcionários que põem seu foco e energias nas coisas sobre as quais podem agir e influenciar com a visão em seus valores e competências. Apresentam excelência na arte da empatia, bons ouvintes e observadores.
Uma equipe comprometida e unida, é fator fundamental para o sucesso de qualquer empresa e motivo de preocupação de todos em nossa sociedade atual.
A atualidade marca um momento muito importante. A diferença das empresas de sucesso reside justamente no Desenvolvimento Pessoal. Essa é a sua vantagem competitiva. Os profissionais que estão se destacando hoje, são aqueles que ampliam seus talentos pessoais e profissionais. Habilidades como concentração, gestão do tempo, comunicação, inteligência emocional e liderança, propiciam vantagens e fazem com que alguns profissionais se destaquem em seu meio. As atitudes das pessoas comprometidas fazem a diferença, mas fazer a diferença é uma escolha pessoal.
O limite não deve existir no ser humano, cabe a cada um construir seu próprio destino, dentro de suas possibilidades e perseguir seus ideais. Muitas vezes a busca de um apoio psicológico, individual, pode facilitar o processo de crescimento no trabalho e na vida como um todo. O trabalho do psicologia é entre tantas funções melhorar a qualidade de vida do individuo e para tal o labor tem destaque importante.