Saúde Mental e Hábitos Alimentares

Com o advento da pandemia em nossas vidas muitas pessoas reforçaram o hábito de ficarem isoladas, tanto dentro de seus quartos, escritórios, como em casa. Sair de casa, sair para a rua, escolher um cardápio mais balanceado e programado, conviver com pessoas pessoalmente, foi substituído por tele-entregas e conversas on-line, e por isso, sintomas de ansiedade social, de obesidade, de anorexia, de tristeza, burnout estão fazendo parte de muitas famílias.
Mas por que isso influencia a saúde mental? O hábito alimentar coletivo favorece muito o desenvolvimento da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. “O hábito da mesa” é um facilitador da sociabilização. Para adquirir este hábito, você pode reunir amigos para fazerem alguma refeição juntos ao redor de uma mesa posta no fim de semana e as famílias devem procurar realizar uma refeição do dia em conjunto, sem o celular ou o trabalho ao lado. O que favorece a saúde emocional e alimentar.
As vantagens são inúmeras, mas podemos citar, principalmente, o desenvolvimento social, a melhora do hábito alimentar e o fortalecimento de relações interpessoais.