Dia 02 de Junho – Dia Mundial de Conscientização aos Transtornos Alimentares

🥘 Transtorno Alimentar é um conjunto de sintomas envolvidos com a forma em que o indivíduo se alimenta, percebe a alimentação em sua vida e se observa no espelho. Consideramos uma severa perturbação no comportamento alimentar, o qual prejudica o seu dia a dia, bem como seu desenvolvimento.
🧠Antes do diagnóstico ser estabelecido solicitamos ao paciente a avaliação clínica: com pediatra, gastroenterologista ou endocrinologista dependendo dos sintomas e da faixa etária, pois algumas doenças podem gerar tais sintomas e ou corroborar para os mesmos.
Não comer o suficiente, comer persistentemente, vomitar após as refeições, sentir intensa culpa ao comer, usar laxantes, fazer atividade física extenuante, comer compulsivamente além do necessário para a saciedade e ou negar o prejuízo que está tendo são formas de levar a vida de quem tem Transtorno Alimentar.
🔍 A partir da anamnese definimos os sintomas e identificamos se
o paciente tem: Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa ou Transtorno do Comer Compulsivo Periódico. Temos outros diagnósticos com particularidades mais específicas, mas tais diagnósticos são nossas referências para iniciar o entendimento e o tratamento.
👩⚕O tratamento deve ser especializado por profissionais capacitados que estudam Transtornos Alimentares e que atuam juntos, compondo uma equipe interdisciplinar básica: tratamento psicológico e nutricional e se necessário educador físico.
👉Tens alguma dúvida? Pergunta que eu respondo.